O Museu Etnográfico da Murtosa acolhe a exposição de tecelagem da artesã Maria da Luz Paiva. A artista nasceu em 1951 na freguesia de Pardilhó, no Concelho de Estarreja mas, ainda criança, instalou-se no Bunheiro, no Concelho da Murtosa, onde continua a residir atualmente.
O seu contacto com a tecelagem começou bem cedo, a observar, em casa, o trabalho minucioso de sua mãe e de sua avó. Vinda da escola, o tempo livre de Maria da Luz passava muitas vezes, por cortar tiras para as passadeiras e tapetes.
Rapidamente começou a tecer, primeiro num tear pequeno, depois, com uma colega, num tear grande, tendo depois passado a trabalhar neste sozinha.
À medida que foi crescendo, o seu gosto por esta arte foi aumentando, de tal forma que, aos 13 anos, já tecia como a sua mãe, criando novos desenhos e padrões. A tecelagem de tapetes e passadeiras passou a ser ocupação principal de Maria da Luz, que é, hoje, a mais conhecida e reconhecida tecedeira do Concelho. A inauguração da mostra está marcada para as 15h. |