Depois do sucesso das três primeiras edições, o Jornal da Bairrada vai organizar este ano, pela quarta vez consecutiva, e em parceria com a Câmara Municipal de Vagos, a sua Gala do Desporto.
Esta 4.ª Gala do Desporto Jornal da Bairrada/Câmara Municipal de Vagos tem como objetivo reconhecer e premiar publicamente o mérito de atletas, clubes, dirigentes desportivos, treinadores, árbitros e entidades que mais se destacaram na prática das suas modalidades nos concelhos de Oliveira do Bairro, Anadia, Águeda, Cantanhede, Mealhada e Vagos na época desportiva de 2013/2014.
A 4.ª Gala do Desporto terá lugar a 15 de novembro de 2014, a partir das 21h, no Pavilhão Municipal Dr. João Rocha em Vagos.
Serão atribuídas 14 categorias de prémios: Atleta do Ano; Revelação do Ano; Treinador do Ano; Equipa do Ano; Dirigente do Ano; Associação Desportiva do Ano; Prémio Dedicação; Prémio Especial do Júri; Prémio Carreira; Prémio Personalidade Desportiva do Ano; Prémio Incentivo; Prémio Memória; Alto Prestígio e Mérito Desportivo.
ATLETA DO ANO:
Diogo Mendonça. Na época passada, ao serviço do Sporting Clube de Fermentelos, o avançado, de 22 anos, marcou 59 golos, um dos maiores registos a nível nacional. Com os seus golos, ajudou o clube fermentelense a vencer a Série C da 2.ª distrital e o campeonato da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Aveiro. Atualmente representa o Anadia Futebol Clube.
Nelson Oliveira. O bairradino, natural da Azenha – Vilarinho do Bairro, concelho de Anadia, da equipa Lampre – Merida, foi Campeão Nacional de Fundo e Campeão Nacional de Contrarrelógio na categoria de Elite. Foi 7.º classificado no contrarrelógio no Campeonato do Mundo de Estrada, naquela que foi a melhor classificação de sempre para Portugal. Participou, pela primeira vez, no Tour de França, cometendo a proeza de terminar a maior prova velocipédica do mundo. Classificou-se no 87.º lugar.
Simão Neves (Anadia Squash Clube). Apesar da sua tenra idade, tem dado cartas numa modalidade que, infelizmente, não tem grande expressão nos “média”. O jovem anadiense sagrou-se campeão nacional Sub-13 e Campeão Ibérico em Sub-13. E já depois do fecho das escolhas do júri da Gala, conquistou o título de campeão nacional em Sub-15.
TREINADOR DO ANO:
Márcio França (treinador da equipa de iniciadas feminina do Colégio de Calvão). Com o seu trabalho conduziu, pela primeira vez no seu historial, o Colégio de Calvão ao título de campeão nacional. Recebeu o prémio de treinador do ano ao nível da formação feminina no Encontro Anual de Treinadores de Voleibol.
Fernando Silva (treinador do Sporting Clube de Fermentelos). Vencedor da Série C da 2.ª distrital e campeão distrital da 2.ª Divisão da Associação de Futebol de Aveiro. Alcançou 30 vitórias, três empates e apenas uma derrota (com o Oiã), 150 golos marcados, 23 sofridos e 93 pontos.
Herlander Marcos (GRECAS). Treinador no GRECAS há cerca de 11 anos, sendo atualmente treinador e diretor desportivo. Treina um grupo de cerca de 20 atletas desde infantis a Sub-23 de ambos os sexos. Faz formação e treina atletas da área dos saltos, velocidade e barreiras. Sob o seu comando, a equipa de Estafetas 4×400 metros sagrou-se pelo segundo ano consecutivo Campeã de Portugal, com os atletas Rui Matos, Tiago Cipriano, Rui Almeida e Sérgio Silva. Outra proeza foi o título de campeã nacional da equipa de veteranas de corta-mato, com Vanda Ribeiro, Fátima Pinho, Sandra Silva e Isabel Parracho. Individualmente, estas atletas, em diversas disciplinas, foram campeãs nacionais.
EQUIPA DO ANO:
Equipa de Iniciados Feminina de Voleibol do Colégio de Calvão (ColCal Volei) campeã nacional. Tratou-se do primeiro título do seu historial. Na época 2013/2014, as jogadoras calvanenses tiveram uma época de senho, com 10 títulos em 11 competições, culminada com o título de campeã nacional. Vitórias em torneios de abertura e torneios internacionais. Foi considerada a melhor equipa iniciada do Torneio de Abertura da Associação de Voleibol de Coimbra. Foi campeã distrital de juvenis e campeã regional de juvenis do Desporto Escolar.
Equipa de Estafetas 4×400 metros do GRECAS. Campeã nacional pelo segundo ano consecutivo no Campeonato de Portugal, com Rui Matos, Rui Almeida, Tiago Cipriano e Sérgio Silva.
GAPD – Grupo de Amigos de Pesca Desportiva da Poutena. Campeão nacional de clubes da 1.ª Divisão em água doce. Atletas: Luís Martins, Mário Batista, Jorge Penetra, Carlos Trigo, André Gonçalves, Gonçalo Martins, Luís Nogueira, Marcelo Alexandre, Carlos Silva, Ricardo Santos, Mário Barros e Vítor Rosa.
DIRIGENTE DO ANO:
João Dias, presidente da Academia CantanhedeGym. Foi o fundador de uma associação que festejou no passado dia 4 de outubro apenas cinco anos de existência e que já tem um vasto currículo, tanto a nível desportivo, com algumas das suas atletas com títulos nacionais e internacionais, como ao nível da organização. A ACG volta a merecer a confiança dos organismos nacionais e internacionais para organizar duas competições de ginástica. A Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica Desportiva e o 5.º Open Internacional de Cantanhede.
Alcindo Henriques. O grande mentor da Associação de Kempo Chinês de Vagos – Artes Marciais. O município de Vagos teve grande impacto a nível mundial no passado mês de abril, quando acolheu, durante três dias, no Pavilhão Municipal de Vagos, um dos maiores campeonatos do mundo de artes marciais, o 4.º Wordl All Styles Championship. O evento teve cerca de 4 mil atletas em representação de 70 países, que disputaram diferentes provas, desde Brazilian Jiu Jitsu ao Karate, do Kempo ao Kung Fu, ou até mesmo combates com armas medievais.
A excelente organização levou a Federação Mundial ICKKF e a Federação Portuguesa de Lohan Tao a entregar de novo à Associação de Kempo Chinês de Vagos a realização do quinto campeonato de novo em Vagos, de 27 a 29 de março de 2015.
Sérgio Santos (Presidente do Sangalhos Desporto Clube). Num momento conturbado do clube em que ninguém queria assumir os destinos da coletividade bairradina, Sérgio Santos, juntamente com um conjunto de individualidades, arranjou uma Comissão Administrativa, tendo sido o timoneiro durante meia dúzia de anos. Atualmente é presidente da direção desde 2013, cujo mandato termina em 2015. Sob a sua gerência, o Sangalhos DC conseguiu resolver muitos problemas de tesouraria, aumentou o número de escalões na formação, com a prata da casa a equipa sénior continua a fazer excelentes campeonatos na Proliga e concretizou o sonho da construção do novo pavilhão. Deu outra credibilidade ao clube.
ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA DO ANO:
Academia CantanhedeGym. Organizou pela primeira vez a competição mais importante a nível internacional: a Taça do Mundo de Ginástica Aeróbica Desportiva e o 4.º Open Internacional de Cantanhede. Face à excelente organização, a Federação de Ginástica de Portugal voltou a dar esse estatuto ao jovem clube com as mesmas competições em 2015. A Academia CantanhedeGym foi considerada no 5.º Congresso Nacional de Ginástica “Um Clube/Modelo de Sucesso”, clube que nasceu em outubro de 2009. Tem, por isso, cinco anos de existência.
GRECAS: Fundada em janeiro de 1977, a coletividade da Junta de Freguesia de Santo António de Vagos, tem canalizado todas as suas forças no atletismo, ombreando com os melhores clubes nacionais com resultados bastantes positivos. Os mais recentes êxitos foram a revalidação do título nacional da equipa de estafetas 4X400 metros e o título nacional de veteranas, sem esquecer títulos individuais em diversas disciplinas.
Clube Desportivo da Pateira: Nasceu no dia 28 de setembro de 2006. Nestes oito anos de existência o seu projeto incidiu no andebol, rivalizando, no mesmo concelho, Águeda, com vários clubes com provas dadas na modalidade. Muitos pensaram que, face à concorrência e com parcos recursos, o Clube Desportivo da Pateira tinha os dias contados. Puro engano. Numa aposta clara na formação, o clube de Fermentelos tem esgrimido forças com várias equipas nacionais, tem discutido fazes finais, mostra que o projeto não foi obra do acaso.
|