A Câmara Municipal da Murtosa está a proceder ao cravamento de estacas, no porto de abrigo da Cova do Chegado, na Freguesia da Murtosa, para o acoplamento de estruturas flutuantes de atracação das embarcações de pesca, naquela que é a 2.ª fase da intervenção de reabilitação daquela infraestrutura.
Trata-se de uma acção depois de um investimento, por parte da Autarquia, de mais de 100.000 euros, na execução de um esporão, em enrocamento de pedra, no início deste ano.
Recorde-se que, em 2013, um forte temporal destruiu uma parte significativa das estruturas flutuantes do porto de abrigo, agravando ainda mais o estado do equipamento que, mercê das alterações na hidrodinâmica da Ria de Aveiro, vinha apresentando já uma crescente diminuição das condições adequadas para o exercício da actividade por parte dos profissionais da pesca.
À presente intervenção seguir-se-á a 3ª e última fase que corresponde à dragagem da bacia do porto de abrigo, em conformidade com o concurso público, que se encontra já a decorrer, lançado pela Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro. |