A REFER adianta que consignou a obra de eletrificação do ramal ferroviário de ligação ao Porto de Aveiro à OPWAY - Engenharia, SA, pelo montante de 1.686.827,00 euros numa empreitada que vai durar nove meses. Trata-se de uma intervenção numa extensão de 8,8 km para melhorar o ramal de ligação entre Cacia e o Porto de Aveiro inaugurado em março de 2010.
Com o recurso à tração elétrica, a REFER acentua a redução das emissões de gases de efeito de estufa; o nível de ruído e os custos de energia, com impacto direto nos custos da operação.
A REFER salienta que este projeto concorre para a concretização de objetivos do Livro Branco – Roteiro do espaço único europeu dos transportes, "rumo a um sistema de transportes competitivo e económico em recursos, que aumente a mobilidade, elimine os principais obstáculos em áreas essenciais e fomente o crescimento e o emprego, em simultâneo, com a redução da dependência da Europa no que diz respeito às importações de petróleo e diminuição em 60 % das emissões de carbono nos transportes até 2050”. |