O Centro Hospitalar do Baixo-Vouga inicia esta terça uma ação de rastreio de diabetes que decorre ao longo do mês de Novembro. A Diabetes atinge mais de 382 milhões de Pessoas em todo o Mundo e continua a aumentar. Estima-se que em 2035, sejam 592 milhões os cidadãos afetados.
Portugal posiciona-se entre os Países Europeus com maior taxa de prevalência de Diabetes. Segundo os dados do Observatório Nacional de Diabetes, em 2012, 12,9% da população Portuguesa com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, tinha Diabetes e 44% destes casos não estava diagnosticada.
O diagnóstico precoce surge como uma das prioridades da Organização Mundial de Saúde e do Programa Nacional de Prevenção e Controlo da Diabetes da Direção Geral da Saúde.
A 14 de novembro, assinala-se a efeméride do Dia Mundial da Diabetes. Neste contexto, o Serviço de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Centro Hospitalar do Baixo Vouga promove, durante esse mês, um programa gratuito de rastreio de diabetes.
Os interessados, particularmente se tiverem alguns destes fatores de risco, devem dirigir-se ao serviço no Hospital Infante D. Pedro, às terças-feiras, das 8h30 às 12h30.
Em alternativa os utentes interessados podem preencher um formulário online disponível em www.endocrinologiadiabetesnutricao-aveiro.com. |