A Câmara de Estarreja e o Núcleo de Aveiro da Liga dos Combatentes promovem uma Cerimónia Evocativa do Centenário da Grande Guerra. Há 100 anos, o jornal “O Concelho de Estarreja”, através da coluna semanal “Ecos da Guerra”, dava a mais previsível e receada notícia. Portugal iria combater na Grande Guerra Europeia, ao lado dos Aliados.
De Estarreja, entre cerca de 350 soldados que lutaram na Grande Guerra, 56 foram mortos em combate ou de doença contraída em campanha, em França e em África, entre 1916 e 1919. A homenagem aos heróis que lá ficaram e às famílias que os choraram será realizada com receção nos Paços do Concelho (9h), Eucaristia na Capela de Santo António (10h30), cerimónia junto ao Monumento aos Mortos da 1ª Grande Guerra (11h30), finalizando com um almoço de confraternização no hotel da cidade.
A efeméride será relembrada ainda com uma exposição de memórias organizada pelo Arquivo Municipal no Átrio dos Paços do Concelho. O programa começa às 9h com receção no Edifício dos Paços do Concelho |