Aveiro acolheu o encontro de trabalho final do projecto europeu SITE. Aberta à população, a sessão serviu para discutir o papel da bilhética inteligente como forma de ligar os vários modos de mobilidade e transportes.
O evento decorreu ao longo de todo o dia, na antiga Capitania de Aveiro, e juntou, no mesmo debate, autarcas, universidade, indústria, forças de segurança, utilizadores... Foram cruzadas informações sobre projectos a decorrerem em cidades como Gijón e San Sebastian, em Espanha, Nantes, em França, Liverpiil, em Inglaterra e Dublin, na Irlanda, (todos parceiros no projecto SITE) e foi avaliado o projecto BUGA e até que ponto pode vir a integrar o sistema de transportes públicos.
A abertura do encontro esteve a cargo do presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves que reafirmou a perspectiva da “BUGA total”, isto é, a bicicleta de utilização gratuita de Aveiro como parte integrante da mobilidade urbana da cidade. Para o autarca, a BUGA não passa por uma boa fase, existe em número diminuto, em mau estado e sem uma política de mobilidade a enquadrá-la. “Estão a chegar ao fim da sua vida útil”, defendeu, avançando com a vontade em investir em novas bicicletas, numa nova fase para as BUGAS que vai, contudo, aproveitar e respeitar “a memória positiva deste projecto, pioneiro no país”.
|