A abertura do Ano Académico na Universidade de Aveiro será inspirada pelo desenvolvimento regional e pelo exemplo do SAPO que vai merecer inauguração de uma obra artística alusiva ao portal. O próximo quadro de fundos comunitários e o papel da Universidade nas dinâmicas de desenvolvimento serão o foco do encontro agendado para esta quarta.
Marcam presença o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Manuel Castro Almeida, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa.
A Presidente da CCDRC analisa o papel das universidades na promoção do desenvolvimento local e regional, não apenas como formadoras de recursos humanos, mas também como criadoras de conhecimento colocado ao serviço da comunidade.
Segue-se a inauguração da escultura do SAPO, da autoria do artista plástico Paulo Neves, que assinala o início da história do SAPO em 1995 na Universidade de Aveiro e toda a sua evolução. A estátua do SAPO foi pensada como forma de homenagear aquela que é uma referência no mundo da Internet e um dos projetos bandeira da UA.
Sob o lema “O Futuro (também) começa aqui – 1995.sapo”, a escultura em mármore assinala o início da história do SAPO, em 1995 na UA, e todo o seu percurso enquanto portal líder de audiências em Portugal e nos países em que a atua.
O programa comemorativo decorre a partir das 15h no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro. |