Cerca de duas centenas de pessoas participaram no jantar de homenagem e de angariação de fundos para a construção de um monumento a Fernando Peixinho. As instalações da Junta de Freguesia de Oiã acolheram autarcas, amigos, familiares e cidadãos que quiseram prestar tributo.
Em nome da comissão promotora, Antero Moreira interveio dando conta dos passos já dados para que se imortalize “a figura do amigo, médico, homem bom e solidário que foi o Dr. Fernando Peixinho”, através da construção de um monumento no centro da Vila de Oiã, da autoria do arquiteto Fernando Filipe.
Neste contexto, agradeceu à Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente Mário João Oliveira, o apoio dado desde a primeira hora à iniciativa, apoio que, ainda na véspera, numa reunião com a comissão promotora, tinha sido reafirmado.
O Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Nunes, realçou a “nobreza de carácter, a frontalidade e capacidade de diálogo do homenageado”.
Realçou, a este propósito, o quanto para si foi agradável ter sido deputado na Assembleia Municipal durante os dois mandatos seguidos em que Fernando Peixinho foi também deputado, enaltecendo “o contributo dado pelo Dr. Fernando Peixinho para que, independentemente das diferenças de opinião e de orientação política, se discutissem seriamente os problemas e se encontrassem soluções para eles”.
Luísa Peixinho, filha do homenageado, manifestou em nome da família “gratidão e apoio” à iniciativa de perpetuar a memória do seu pai. |