O deputado aveirense Ulisses Pereira, coordenador do PSD na Comissão de Agricultura e do Mar, reconhece a importância da pesca da sardinha e admite que deve ser feito um esforço para conciliar a pesca com a sustentabilidade.
O representante do PSD esteve na audição que aquela Comissão Permanente da Assembleia da República teve com representantes das organizações de produtores da pesca do cerco a propósito do defeso na pesca da sardinha que vigora desde 19 de Setembro.
Ulisses Pereira expressou, na ocasião, a "relevância do ponto de vista económico e social da pesca da sardinha" e manifestou a vontade de um esforço comum para "conciliar essas vertentes com a sustentabilidade do recurso numa lógica de médio e longo prazo".
Por outro lado, o deputado saudou o Governo pela tomada de medidas imediatas para "minimizar armadores e pescadores pelos prejuízos que estão a enfrentar".
“Mais importante, é encontrar um quadro em que todos os responsáveis políticos e agentes do setor encontrem a melhor plataforma possível para a campanha do próximo ano" sublinhou Ulisses Pereira para quem a pesca e o consumo da sardinha “é também parte importante do identitário nacional e, por isso, merecedora do maior cuidado e atenção".
Adelino Palão, em representação da Associação da Pesca Artesanal da Região de Aveiro esteve presente neste encontro. |