O livro “É mesmo uma Boa Nova”, da autoria do Padre Pedro José, tem lançamento agendado para esta sexta-feira, 17 de outubro, às 21h30, no salão da Paróquia da Gafanha da Nazaré.
Com o subtítulo “Escritos, estudos e vivências de um Padre no Brasil”, a obra reúne ao longo de 320 páginas as reflexões sobre as vivências no Brasil onde esteve entre 2001 e 2010. Nestes nove anos, o sacerdote da Diocese de Aveiro esteve nas paróquias de Chapadinha e Mata Roma, Estado do Maranhão (nordeste brasileiro, interior), colaborando com os padres da Sociedade Missionária Boa Nova (“missionários de Cucujães”).
O livro contém vivências pessoais a partir do dia-a-dia de padre e reflexões filosóficas e teológicas a partir de leituras, mas também intervenções e polémicas enquanto padre na sociedade brasileira, como são os casos da tomada de posição sobre a “Ficha Limpa” (exigência legal de os candidatos políticos não estarem às contas com a justiça), o Carnaval de 2009 ou carta aberta à governadora do Maranhão, Roseana Sarney (páginas 87-118).
Noutro capítulo, o autor faz memória de pessoas que faleceram, como são exemplos os dois Bispos de Aveiro, D. Manuel de Almeida e D. António Marcelino. É um livro sobre a fé, a dor, a amizade, as leituras, Deus, o amor, a vida.
A sessão de lançamento conta com uma intervenção musical do grupo Maresia.
Pedro José Lopes Correia, 42 anos, trabalha nas paróquias da Gafanha da Nazaré, Gafanha da Encarnação e Gafanha do Carmo. É licenciado em Teologia e foi ordenado padre por D. António Marcelino no dia 13 de julho de 1997. É assistente espiritual da Comissão Diocesana Justiça e Paz. |