O bustoense Milton Costa é o primeiro português a presidir à comissão mundial responsável pela descrição e classificação de bactérias.
Milton Costa, 66 anos, professor Catedrático da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), tomou posse há cerca de uma semana na importante Comissão Internacional Sistemática de Procariotas (bactérias) – International Committee on Systematics of Prokaryotes (ICSP) – da União Internacional de Microbiologia, que reúne duas centenas de cientistas de todo o mundo e é responsável pela descrição, nomenclatura, classificação e agrupamento dos seres vivos, segundo a sua filogenia (evolução).
Especialista em microbiologia, Milton Costa, natural e residente em Bustos, preside também à Comissão Científica Internacional do Instituto de Microbiologia Stephan Angeloff, associado ao Instituto Pasteur, em Sófia (Bulgária), e integra regularmente expedições internacionais dirigidas à busca de novos micróbios.
Milton Costa confessou ao JB não estar à espera deste convite para se candidatar, que surgiu durante uma assembleia plenária num congresso em Montreal. Nestes três anos de mandato, uma das prioridades recai sobre a escolha de uma nova editora para publicar a revista internacional de microbiologia sistemática e evolutiva; por outro lado, modernizar a taxonomia, fazer uma taxonomia mais genética e identificar genes de potencial biotecnológico.
Milton Costa espera dar o melhor contributo à Comissão e continuará, como até aqui, a dar aulas e a fazer investigação.
|