Está fechada a votação das ideias candidatas ao Orçamento Participativo Municipal e foram 6 as ideias vencedoras entre 24 projetos finalistas. Contaram-se mais de 2700 votos distribuídos entre as duas categorias a sufrágio: Municipal e Freguesias.
Os estarrejenses manifestaram a sua vontade e os projetos vencedores vão agora ser incluídos no Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Estarreja para 2015.
O apoio à Unidade de Cuidados Integrados e Continuados de Avanca foi o projeto vencedor do processo do OPM 2014-15, na categoria de âmbito municipal (50 mil €), conquistando 75,51% dos votos dos estarrejenses.
Na vertente Freguesias (10 mil €), em Avanca saiu vencedora a ideia de construção de um Parque Infantil na Praça Júlio Neves (49,84% dos votos), no centro da Vila.
Na União de Freguesias Beduído e Veiros, a maioria dos votos (76,50%) recaiu sobre o apoio às obras do Centro de Dia e Apoio Domiciliário da A.S.S. Filantrópica Veirense.
“Escola aberta à comunidade” foi o projeto vencedor na União de Freguesias de Canelas e Fermelã (62,18%), com o propósito de reabilitar e adaptar a Escola Primária de Canelas para dar apoio à Banda, Escuteiros e a outros grupos da freguesia.
Em Pardilhó, ganhou o embelezamento exterior da sede do Club Pardilhoense (70,48%). Em Salreu, foi eleito o único projeto a sufrágio que aponta para a criação da Rota do Antuã, um Percurso Pedestre e Ciclável na zona nascente da freguesia.
A fase de votação decorreu entre 15 e 30 de setembro via online, tendo a votação presencial decorrido no dia 29 nas Juntas de Freguesia.
Num universo de 2711 votos que dizem respeito às duas vertentes a sufrágio – municipal e freguesias – 1697 foram submetidos através da plataforma na internet e 1014 foram feitos presencialmente. |