As 10 Associações que geriram espaços de restauração no Festival do Bacalhau aumentaram a sua receita líquida em relação à última edição e, das 10, 6 obtiveram a maior receita líquida desde 2010 e oito alcançaram a maior receita bruta. O valor total de receita líquida dos 14 espaços foi de cerca de 108 mil euros, sendo que deste montante 93 mil referem-se aos espaços de restauração. A Câmara de Ílhavo diz que está espelhada a “enorme importância desta iniciativa para as suas receitas”.
O custo total da edição 2014 do Festival do Bacalhau foi de 211 mil euros e a receita para a organização foi de 62 mil euros.
No que diz respeito às refeições, foram servidas nos espaços de restauração cerca de 19.000, tendo sido consumidos mais de 10 toneladas de bacalhau e derivados.
Num estudo sobre o perfil de visitantes, com entrevistas a 489 cidadãos, foi possível perceber que maioritariamente os consumidores são não residentes no Município de Ílhavo, mas principalmente oriundos de municípios vizinhos como Aveiro, Santa Maria da Feira, Vagos, Porto e Águeda, apresentando idades acima dos 40 anos e baixas/médias habilitações literárias. Na sua grande maioria os visitantes deslocaram-se acompanhados pelo conjugue, família ou amigos, tendo cada pessoa gasto, em média, o equivalente a 15 euros.
No que diz respeito ao programa identificam-se as atividades com maior procura com as tasquinhas de gastronomia à cabeça, a mostra de artesanato, os concertos da noite e a festa do livro.
“Olhando aos principais objetivos propostos (reforço da sua dimensão cultural, aumento da sua notoriedade nacional e ibérica, conquista de novos públicos e aumento do seu impacto na economia local), a edição 2014 deste Festival constituiu um tremendo mas muito aliciante desafio para toda a equipa, que consideramos ter ultrapassado com grande sucesso, podendo afirmar por isso que foi de facto dado início a uma nova fase na vida desta iniciativa”. |