Rossio e zona da antiga lota são agora o foco de preocupação maior quanto a segurança em Aveiro. Depois do emparedamento das instalações do antigo centro de saúde mental de São Bernardo, há mudança de local de abrigo para os que ocupavam as instalações seladas. É a convicção de António Moreira, deputado municipal do PCP, que levou a análise à Assembleia Municipal desta semana.
“Concordamos com a ação que se tomou em São Bernardo mas o problema não se resolve. Os sem-abrigo expulsos estão na lota e um dos pontos das 10 medidas da sua candidatura defendia a organização daquela zona. Não resolvemos o problema. Apenas empurrámos a questão”.
Ribau Esteves salienta que em causa estão questões de segurança que a PSP deve cuidar salvaguardando a operação de retirada de sem abrigo de São Bernardo como operação cuidada.
“Aquilo que se fez em São Bernardo foi uma operação com todo o cuidado incluindo a gestão de cada um dos cidadãos que ali habitavam. Nunca mudar um problema de sítio é resolver mas não nos proibimos de resolver um problema num sítio mesmo que alguma pessoa mude para outro local. As queixas da população residente acabaram”. |