No Dia Nacional da Água, a SUMA lança em Ílhavo a nova campanha de sensibilização ambiental denominada “Recursos pelo Cano” junto das escolas do 1º CEB do município, inscritas no Programa Eco-Escolas.
Denominada “Não deite recursos pelo cano!”, a mais recente campanha da SUMA em parceria com o município de Ílhavo alerta para a importância da salvaguarda de recursos e da poupança de meios, quer por via da integração dos óleos alimentares usados na cadeia de produção, enquanto matéria-prima, quer através da redução dos elevados custos de tratamento das águas.
“A associação direta com a questão da poluição das águas e dos solos, e dos custos em que se traduz a manutenção das canalizações domésticas e das ETAR devido à corrosão dos canos e obstrução dos filtros - consequência do lançamento dos óleos nas redes de drenagem de águas residuais -, são os principais motivos apresentados para justificar a mudança comportamental das populações, no que toca ao velho gesto de deitar os óleos de cozinha usados pela canalização”.
A campanha começa no Centro Escolar da Senhora do Pranto e vai prolongar-se até segunda-feira em várias escolas do Município. |