As vespas asiáticas que, em 2011, invadiram a região do Minho, chegaram agora à zona Norte de Aveiro e estão a gerar bastante preocupação entre a população em geral e os produtores de mel, em particular.
No concelho de Oliveira de Azeméis, por exemplo, os bombeiros têm recebido inúmeros pedidos de auxílio para a exterminação de ninhos. Os alertas e ocorrências têm sido tantos que a corporação de bombeiros da cidade criou uma equipa especializada na exterminação do insecto, com o intuito de dar resposta às solicitações e conseguir uma “actuação eficaz”, informa a corporação. Para isso, aproveitaram a “webgrafia disponível” e estudaram “os melhores métodos de intervenção tendo em vista a proliferação da praga e segurança dos operacionais”, descreve.
Também em Santa Maria da Feira, estas vespas, que se distinguem das europeias por terem o abdómen preto com listas alaranjadas, andam a dar muito que fazer. O jornal “Terras da Feira” noticia que um morador de Guizande recebeu ajuda da Protecção Civil depois ter visto aqueles insectos “fora do vulgar” entrarem na sua residência através da chaminé.
|