A cidade de Aveiro recebeu, ontem, confrarias gastronómicas de todo o país.
Foram cerca de 30 as congregações que se fizeram representar neste encontro, cuja recepção solene teve lugar nos Paços do Concelho.
Nesta sessão, Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro, sublinhou a importância dos valores da “amizade, convívio e cultura da paz” promovidos pelo movimento das confrarias portuguesas e exaltou o facto de a cidade servir de palco à realização deste evento. “Que sirva para que as nossas confrarias possam contribuir para a revitalização do mercado (Manuel Firmino), integrando a estratégia seguida por esta autarquia”, frisava o autarca, mostrando-se ao dispor das confrarias. “Queremos contribuir para o seu crescimento, bem como para a implementação dos seus valores”, sustenta Ribau Esteves, mostrando-se convicto na continuidade do evento. “Que o sucesso desta iniciativa signifique que se venha a repetir”, espera.
Para Olga Cavaleiro, presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, realizar este encontro em Aveiro “é quase natural”, na medida em que, como afirma, “esta cidade está recheada de confrarias”.
|