A Câmara de Ovar garante o fornecimento de manuais escolares a todos os alunos do 1º Ciclo a título gratuito. É uma das apostas no ano zero de implementação do Plano de Atividades Educativas Municipal.
Na sessão de apresentação do Guia aos educadores e professores do pré Escolar e 1º CEB, o presidente da Câmara de Ovar, Salvador Malheiro, referiu estar a autarquia a “iniciar um novo ciclo na Educação no Município que, este ano, se traduz num investimento que ronda os dois milhões de euros, que, por um lado, ajuda as famílias a enfrentar a conjuntura sem ter que cortar tão profundamente nas despesas com a educação das nossas crianças e, por outro, reforça o seu papel na escola, complementando as respostas educativas e contribuindo para elevar o patamar de qualidade da Educação em Ovar”.
Ultrapassada a fase do investimento mais significativo em infraestruturas de raiz, Salvador Malheiro anuncia uma aposta centrada na prossecução da qualidade das respostas educativas às escolas, famílias e alunos. A oferta de manuais escolares aos alunos do 1º Ciclo é uma das medidas de “grande alcance social” que começa a ser implementada neste novo ano letivo, assim como o reforço dos transportes escolares, alargando o apoio às famílias que residam a três quilómetros ou mais do estabelecimento de ensino (a legislação e a prática anterior visava apenas as que residiam a quatro quilómetros) ou a generalização a todo o Concelho dos programas de ocupação dos alunos durante as pausas letivas.
O autarca inicia esta terça dois dias de visitas aos Centros Escolares de Maceda, Regedoura - Válega e Ovar-Combatentes. |