O ano letivo que agora começa fica marcado pela implementação do primeiro Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro. A autarquia diz que se trata de um “documento estratégico para a gestão da Educação e da parceria institucional que encerra”.
A revisão da Carta Educativa do Município de Aveiro e a aposta no trabalho de Parceria com as várias Associações de Pais são apontados como “dois importantes objetivos a desenvolver ao longo do ano”, no momento em que se definem “prioridades de investimento no parque escolar, com recurso aos Fundos do novo Quadro Comunitário Portugal 2020”.
Ribau Esteves assina a nota que assinala o arranque do ano letivo para falar de “satisfação” pelo “bom andamento das obras na Escola Dr. Mário Sacramento”, da responsabilidade da Parque Escolar.
O verão foi aproveitado para “várias intervenções de melhoramento e manutenção de estabelecimentos de ensino”, nomeadamente ao nível das coberturas e limpeza de logradouros, bem como algumas intervenções mais estruturantes ao nível dos sanitários da Escola e Jardim de Infância do Solposto, reparação do piso na Escola da Glória, pintura do Jardim de Infância de Verdemilho e Escola de Nariz, entre outras.
No âmbito da gestão centralizada do parque escolar do Pré-Escolar e 1º Ciclo, a autarquia diz que manterá em funcionamento pleno “o plano de manutenção regular dos vários estabelecimentos de ensino”, num trabalho de proximidade com os Docentes e respetivos Órgãos de Gestão dos Agrupamentos de Escola.
“Ao nível das grandes obras regista-se o bom desenvolvimento das obras de remodelação e ampliação da Escola da Vera Cruz, depois das muitas medidas tomadas de alteração de projeto, relação com o Empreiteiro e gestão financeira, perspetivando-se a sua entrada em parque no início do ano letivo 2015/2016. Registamos de igual modo o início com toda a normalidade dos vários serviços de Apoio à Família, nomeadamente o Fornecimento de Refeições e Prolongamento de Horário, mantendo o modelo do ano transato, gerido em estreita relação com a empresa GERTAL, bem como o Serviço de Transportes Escolares, tendo-se acautelado o transporte das Crianças para a Escola de Requeixo através do uso de uma linha de transportes públicos mista”.
Ao nível do Pessoal Não Docente para o Pré-Escolar, a Câmara de Aveiro regista o aumento em três o número de Assistentes Operacionais colocadas, "num processo que contou igualmente com a Parceria das Juntas de Freguesia do Município e com o envolvimento de funcionários da própria Câmara Municipal".
Ao nível da Ação Social Escolar, a Câmara de Aveiro diz estar preparada para continuar a apoiar os Alunos do 1º Ciclo com a atribuição de um subsídio de 60 euros para o escalão A e 30 euros para o escalão B, para apoio à aquisição de livros e material escolar, tendo investido cerca de 41.700 euros no presente ano letivo. O valor será gerido por cada Agrupamento de Escolas. |