O Município de Águeda está a abrir-se a um projeto europeu de desenvolvimento tecnológico. O objetivo passa por abrir uma parte dos dados produzidos pelos seus serviços para que possam ser usados em aplicações informáticas que vão ser desenvolvidas na plataforma europeia Fiware.
A cidade de Águeda junta-se à cidade de Lisboa. Brevemente, também a cidade do Porto vai juntar-se a este projeto.
“Penso que a Região está a evoluir bem. Concretamente em Águeda temos alguns projetos que estão a ser desenvolvidos. Para o inicio de 2015 teremos coisas para mostrar. Estão a ser trabalhados protótipos no âmbito das cidades inteligentes. Se resultar em Águeda não faremos caixinha e podemos amplificar o seu uso se os outros municípios estiverem interessados. Isto está na ordem do dia. Andamos nisto há 4 ou 5 anos. Tudo evolui rapidamente. Estou convencido que o próximo ano será muito interessante”.
A caça aos talentos será coordenada pelo Instituto Pedro Nunes, que será responsável pela seleção de ideias das empresas que vão concorrer a este projeto. Os escolhidos receberão dez mil euros numa primeira fase e até cem mil euros para o desenvolvimento da aplicação ou serviço até à sua comercialização, que acaba por ser também um dos grandes objetivos de quem vai estar a gerir este projeto.
Águeda aposta na exploração de projetos com divulgação de informação e participação da população nos indicadores de gestão. “Estamos a desenvolver uma plataforma agregadora de dados do município para o cidadão saber o que se passa no seu município. Tem gastos e consumos e abre caminho à participação”.
A Soul-fI, uma entidade coordenada pelo Instituto Pedro Nunes, tem cinco milhões para distribuir por 150 projectos na área das Smart Cities (onde Águeda se insere), e que inclui uma panóplia de temas, como a gestão de energia e de resíduos, da água, das redes de transportes e do estacionamento, e de serviços na área da segurança, ou do turismo, ou ainda da governação municipal.
“Mais uma vez, damos um passo no empreendedorismo, estando ao lado de grandes projetos que podem ver nascer novas ideias”, disse Gil Nadais, presidente da Câmara Municipal de Águeda, frisando que “a autarquia estará ao lado das pequenas empresas, dando todo o apoio que seja preciso para que tenhamos boas candidaturas no âmbito deste projeto”. |