O município de Águeda vai contar, no próximo ano, com mais dois centros escolares. No caso de Aguada de Cima, o Centro Escolar cujas obras estão em curso, o investimento atinge os 1,7 milhões de euros, tendo a obra sido adjudicada no início deste ano. Com um prazo de execução de 365 dias, tudo aponta para que o imóvel esteja pronto no início do próximo ano.
A nova escola situa-se nas proximidades da escola EB 2/3 de Aguada de Cima e próxima das instalações da LAAC – Liga dos Amigos de Aguada de Cima, cumprindo o estabelecido na Carta Educativa do Concelho de Águeda, permitindo gerar sinergias entre os vários equipamentos, designadamente quanto à utilização do pavilhão gimnodesportivo existente no local.
O Pavilhão, situado a poente e pertencente à LAAC, e a Escola EB 2/3, situada no terreno contíguo a sul, poderão complementar algumas actividades escolares, sobretudo desportivas, constituindo-se, deste modo, um núcleo de equipamentos educativos, desportivos e sociais com relevância local.
Trata-se de uma construção de raiz, destinada a integrar dois níveis de ensino: pré-escolar e EB 1 e foi projectada tendo em conta o seguinte número de utentes: Jardim-de-infância: 50 crianças (duas salas de actividades); 1.º Ciclo do Ensino Básico: 240 crianças (10 salas de aula), conforme previsto na Carta Educativa.
Todas as salas de aula e salas de actividades ficam orientadas a sul. Todas as salas de aula dispõem de espaço complementar para artes plásticas e outros trabalhos manuais, equipado com bancada, ponto de água e armário de arrumação.
|