A cidade do Porto vai receber no dia 5 de Setembro um encontro sobre soluções para cidades inteligentes. Mário Campolargo, Director de Tecnologias Emergentes e Infraestruturas da Direção Geral da Sociedade da Informação da Comissão Europeia, revela que esse encontro reúne parceiros portugueses e espanhóis. Em debate soluções para tornar as cidades mais inteligentes.
“Vai haver um encontro importante no Porto que vai reunir um conjunto de pessoas que vão motivar os empreendedores portugueses e de outros países para desenvolverem aplicações para cidades inteligentes. Tem a ver com o facto do Porto estar empenhado e com um projeto liderado pelo Instituto Pedro Nunes e que vai associar todas estas cidades aqui à volta. É um projeto de 6 milhões que vai desenvolver aplicações para cidades inteligentes (hospitais inteligentes, transporte inteligente e energia inteligente). São mecanismos que vão catalisar as muitas forças positivas que temos em Portugal. O capital humano e muito importante”.
o ilhavense Mário Campolargo destaca o trabalho feito entre autarquias e investigadores como a chave para o desenvolvimento dessas ferramentas aplicadas.
“Há autarquias que têm descoberto os benefícios de criar uma cidade mais inteligente. Lisboa ganhou um prémio, Águeda tem plano de ação concreto, o Porto tem um plano que será anunciado a curto prazo. Há uma rede portuguesa de cidades inteligentes que está em contacto com a rede de cidades Espanhola. Barcelona é um exemplo e Santander é extremamente avançada. É esta dimensão entre técnicos e autarcas que vai dar esse efeito”. |