O Jardim Aromático do Museu de Aveiro recebe, amanhã, mais uma sessão de cinema ao ar livre. O filme escolhido para a noite desta sexta-feira (21 horas) é “Altiplano”, de 2009, dos realizadores Peter Brosens e Jessica Woodworth. Foi rodado no Peru e trata de uma história de sacrifício e redenção passada nos Andes.
Grace, fotógrafa de guerra, desiste da sua profissão após um trágico incidente no Iraque. O seu marido, o cirurgião Max, trabalha numa clínica no Alto dos Andes, no Peru. Lá perto, Saturnina, uma jovem moça, prepara-se para casar com o seu noivo, Ignacio. No entanto, um trágico vazamento de mercúrio numa mina contamina a população local e Ignacio morre intoxicado. Os moradores, indignados, culpam os médicos estrangeiros e, na revolta, Max também é morto. Enquanto Grace parte para o Peru numa jornada de luto, Saturnina decide sacrificar-se em protesto pelos maus-tratos.
“Altiplano” é um filme que arrebatou o “Prémio Cinema” para a melhor longa-metragem, tendo o prémio para a melhor actriz sido atribuído a Magaly Solier, que protagoniza este filme.
|