No âmbito do Programa de Cooperação Territorial SUDOE, o município de Águeda acaba de integrar uma rede europeia que, durante um ano, vai desenvolver um programa que pretende criar emprego nas zonas rurais dos respectivos parceiros, estando destinados para este efeito cerca de 650 mil euros.
Para além de Águeda, o projecto conta com os parceiros espanhóis da Diputación de A Coruña (lidera o projecto), Diputación de Alméria, Diputación de Huesca e da França, a Câmara Agrícola de Lot-et-Garrone. Parceiros que reuniram, pela primeira vez, em França.
O projecto chama-se PARNET-TIC 2 e os benefícios passam pela possibilidade das entidades locais envolvidas poderem desenvolver acções coordenadas de criação de empregos dedicados à ecologia. De acordo com a autarquia aguedense, o programa terá como objectivo “democratizar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), no sentido de incentivar o seu uso como uma ferramenta de procura de emprego e canal de informação para o empreendedorismo, com especial relevância para a área rural e as suas actividades agrícolas e pecuárias”.
|