O PCP esteve ao lado dos produtores agrícolas na concentração desta manhã em Oliveira do Bairro manifestando a sua “solidariedade com a luta dos agricultores” pela melhoria dos preços à produção.
A concentração de protesto dos produtores de batata dos concelhos da região foi promovida pela Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro e Comissão de Produtores de Batata da Região de Aveiro com o apoio da Confederação Nacional da Agricultura. As vozes ouvidas no local pediram “inversão nas políticas agrícolas que são implementadas no nosso país há várias décadas”.
“O esmagamento dos pequenos produtores através de um preço de compra de 5 cêntimos por quilo é uma verdadeira certidão de óbito à agricultura nacional, que é passada pelo Governo e os grandes grupos económicos”, refere o PCP salientando que o custo de produção estimado por quilo é cerca de 16 cêntimos “e a isso devem somar-se as imensas e crescentes despesas fiscais a que os agricultores são obrigados”.
“É fundamental uma política que garanta o escoamento da batata produzida em Portugal a preços justos para os produtores e também para os consumidores, uma vez que a batata hoje vendida no mercado nacional é, de forma geral, importada de outros países (até de fora da União Europeia) e é mais cara do que poderia ser caso houvesse uma política de preços controlados”. |