Diário de Aveiro: Quem é a Luisa?
Luisa Sacchetti Matias: É uma mulher aventureira, que tem 36 anos, e aveirense com muito orgulho. Liga-se facilmente às outras pessoas, é inspiradora e acredita em sonhos. Cresceu em Aveiro, estudou na Universidade de Aveiro e jogou “basket” em vários clubes da região, durante a adolescência. Permaneci na cidade enquanto jovem adulta. Tive oportunidade de viver na Beira Mar, o que foi muito especial para mim, sendo cagaréu!
Como descobriu a doença?
Descobri quando paralisei de vez nas pernas, mas tive muitos outros sintomas desde os 14 anos (1992), como dormências e dores no corpo, visão desfocada, fadiga extrema, “brancas” constantes, fala entaramelada, entre outros. Só a 2 de Agosto de 2004 é que tive o diagnóstico de uma doença desminielizante, no meu caso Esclerose Múltipla (EM).
O que mudou na sua vida?
A parte mais difícil foi ter de abandonar o “basket”, pois não conseguia correr, tais eram as dores que surgiam nas pernas quando o corpo aquecia. Também ficava sem ver muito bem. Todos os dias desesperava quando chegava a hora de ir para o pavilhão, pelas 18 horas, e simplesmente não sabia o que fazer da vida. A juntar a esse facto, estava desempregada e a família estava a passar por um grande momento de dor. Foram tempos muito difíceis.
|