António Cardoso entregou ao Ministro da Educação um requerimento sobre o encerramento de escolas em Estarreja. O deputado, eleito pelo PS, questiona o encerramento de três escolas no Concelho de Estarreja, designadamente a EB da Terra do Monte (52 crianças), Freguesia de Canelas/Fermelã, a EB/I de Santo Amaro (71 crianças), Freguesia Beduido/Veiros e a EB da Póvoa de Baixo (58 crianças) Freguesia de Beduido/Veiros.
Na pergunta formulada junto da presidência da Assembleia da República e tendo como destinatário o Ministério da Educação e Ciência, António Cardoso recorda que “após terem recebido em audiência os representantes dos Pais, encarregados de educação e os presidentes de Junta das freguesias envolvidas, ficou claro a todos deputados presentes que nenhuma delas se enquadra o critério de base que o Ministério da Educação que propõe para encerramento, o número de alunos ser inferior a 21. O número de alunos de cada escola é substancialmente superior a esse valor de referência. Além disso não encontraram qualquer justificação para o encerramento dessas escolas”.
O deputado socialista eleito pelo círculo de Aveiro relembra “o desagrado manifestado por várias instâncias diretamente envolvidas no sistema educativo, caso da Câmara Municipal de Estarreja e da Assembleia Municipal, onde foi aprovada por unanimidade uma Moção onde se exigia ao governo que reconsidere e anule a decisão de encerramento destas escolas e garanta o seu funcionamento, enquanto os pais e comunidade escolar manifestarem interesse em manterem as mesmas em funcionamento”.
No requerimento, o deputado António Cardoso pergunta “quais as razões encontradas pelo Ministério da Educação para proceder ao encerramento das Escolas EB da Terra do Monte, EB/I de Santo Amaro e EB de Póvoa de Baixo”. |