O Partido Socialista assumiu compromisso público em defesa de uma solução que melhore as condições da habitabilidade da GNR de Ílhavo. Essa posição foi assumida no rescaldo de uma visita ao posto, instalado junto ao Tribunal, em reunião de trabalho com responsáveis militares.
“Havendo edifícios públicos sem utilização, como é o caso da antiga Escola da Nª Srª do Pranto, o Partido Socialista entende que não poderá ser adiada por mais tempo a definição de uma solução, sendo aquele edifício, com as necessárias adaptações, a solução que se apresenta como exequível e adequada”.
A solução aventada estará a ser alvo de encontros de trabalho entre a Câmara de Ílhavo e o Ministério da Justiça, entidade que tutela o espaço no âmbito de um protocolo anteriormente celebrado com a autarquia. Sem uso e desejado como solução para a GNR, o edifício vai ser alvo de intervenção política do grupo parlamentar do PS.
“Sendo a solução apresentada a mais evidente e exequível, o PS de Ílhavo já solicitou aos deputados do PS eleitos pelo Círculo Eleitoral de Aveiro, que interpelem o Ministério da Justiça no sentido de devolver o edifício à Câmara Municipal de Ílhavo de modo a que este possa ser cedido à Guarda Nacional Republicana”.
Escandalizado com as condições que encontrou no actual quartel, a concelhia socialista, liderada por Sérgio Lopes, promete “trabalhar por um novo quartel”.
Apesar de considerar que São Salvador é uma freguesia genericamente segura, os Socialistas dizem que o “estado miserável em que se encontram as instalações do posto territorial” não podem continuar a marcar o dia-a-dia de quem trabalha pela segurança colectiva. |