O Colégio Português conseguiu revalidar o título de campeão nacional jovem de xadrez. Com 26 pontos, clube do estabelecimento de ensino aveirense superou Sporting Clube de Portugal (24) e CXA Escola D. Filipa Lencastre (21).
O Colégio Português foi a grande sensação dos Campeonatos Nacionais de Jovens de Xadrez, que decorreram no Pavilhão Gimnodesportivo do Luso, numa prova que contou com a participação de duas centenas e meia de jovens xadrezistas, em representação de 49 clubes de dez distritos de todo o país.
Ainda a nível coletivo, e no setor feminino, o Colégio Português sagrou-se vice-campeão sendo apenas superado pela Associação Académica Didaxis, de Famalicão.
A prestação individual dos atletas do Clube de Xadrez do Colégio Português saldou-se pela conquista de um título feminino e de mais dois lugares no pódio.
Bárbara Dolores sagrou-se campeã nacional no escalão sub-14 feminino, com a jovem promessa da modalidade formada no Clube de Xadrez do Colégio Português a levar a melhor sobre Rita Jorge, do Sporting Clube Portugal, e Ana Silva, da AAD-NXVSC, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
O Colégio Português viu, ainda, dois outros atletas subirem ao pódio em termos absolutos: Henrique Paiva conquistou o título de vice-campeão de sub-14 e João Silva levou para casa a medalha de bronze em sub-12.
Disputado entre os dias 23 e 27 de julho, o Campeonato Nacional Jovem de Xadrez reuniu 254 xadrezistas de todos os pontos do país que, ao cabo de sete rondas, proporcionaram mais de 30 horas de competição.
O evento organizado pela Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) – com o apoio da Câmara Municipal da Mealhada, da Junta de Freguesia do Luso e do Inatel – distinguiu, assim, os 14 novos campeões do xadrez jovem nacional, do escalão sub-8 ao sub-20. |