A venda de carne Marinhoa em estabelecimentos comerciais da região está para breve e há uma grande superfície que inicia esta terça (29) a venda. Em anúncio feito pelos produtores sabe-se que o Jumbo tem acordo para iniciar a comercialização.
“Durante estes últimos 10 anos temos tentado chegar ao maior número de agentes económicos. Daí ser importante descentralizar as feiras agrícolas para dar a conhecer uma carne diferenciada e que é de uma raça da Região. Deve ser também acarinhada pelos agentes económicos. Há talhos que já comercializam. Nos supermercados vamos ter um incremento no segundo semestre”, adianta Pedro Ferreira da associação de criadores.
Terminada a I Feira Agrícola da Murtosa, os produtores fazem balanço positivo e dizem que os bovinos de Raça Marinhoa voltam a ganhar terreno na Região de Aveiro. A carne que tem símbolo de denominação de origem protegida desde 2000 está a recuperar de anos de redução do efetivo.
“No numero de produtores e nos produtores que já existiam e aumentam o efetivo porque há apoios específicos para as raças autóctones uma vez que parte delas estão em extinção. A comercialização da denominação de origem é estimulo à criação de mais animais”, explica Pedro Ferreira.
|