A “reaproximação da gestão camarária aos munícipes” foi um dos aspectos marcantes da acção da Câmara Municipal de Ovar liderada por Salvador Malheiro.
O presidente aproveitou a sessão solene do “Dia do Município”, ontem realizada nos Paços do Concelho, para traçar um balanço dos nove meses e meio que leva na cadeira do poder vareiro.
“Uma absoluta disponibilidade” e a “presença junto dos cidadãos, das instituições, dos empresários e dos autarcas” foram proclamadas como bandeiras de uma autarquia cujas políticas se têm focado “no imaterial e na qualidade de vida”.
Política educativa
apontada como prioritária
Salvador Malheiro passou ao concreto salientando os 123 mil euros investidos na educação. A política educativa foi apontada como prioritária, tendo sido referenciadas as medidas entretanto tomadas pelo executivo: manuais escolares gratuitos para os alunos do primeiro ciclo, informatização e requalificação das escolas, alargamento do transporte escolar e institucionalização do “serviço de refeições escolares”.
A competitividade do concelho foi reforçada, no entender do presidente da câmara, com opções como a redução da taxa do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis], com a isenção de Derrama [imposto sobre os lucros empresariais] para as empresas que criem “mais de 10 postos de trabalho” e com a requalificação em curso das zonas industriais de Ovar e de Cortegaça.
|