A Câmara da Murtosa garante que a Feira Agrícola veio para ficar e não estará dependente do regresso da Agrovouga ao ativo. Joaquim Batista explicou, na abertura do certame, que a mostra de gado bovino há algum tempo estava a ser desejada por produtores locais.
“É um projeto que veio para ficar. Não contávamos fazer este ano porque estamos noutros projetos significativos mas a insistência da comunidade local foi decisiva. É a feira ´zero`. É a semente que permite fazer avaliação do que podemos e devemos desempenhar enquanto papel promotor da atividade agrícola na região”.
Joaquim Batista fala de uma mostra incentivada por produtores locais e organizada também por alguns desses agentes. “Estas feiras só fazem sentido se servirem os agentes económicos. É também espaço de encontro de toda a região”.
A Associação de Produtores da Raça Marinhoa diz que fez pressão junto da Câmara da Murtosa para o lançamento da I Feira Agrícola da Murtosa como forma de mostrar uma raça que é autóctone e acredita que o certame que ontem abriu portas veio para ficar mesmo depois do eventual relançamento da Agrovouga.
Pedro Pereira, da associação de criadores da Raça Marinhoa, assume que os produtores desejavam a feira mas recusa que seja um espaço de substituição temporária. “Acho que é um certame para ter continuidade. Não está relacionado com a Agrovouga. Penso que tem condições para continuar”.
A palavra do representante dos criadores da Raça Marinhoa destaca a importância do lançamento de uma nova ideia e diz que a descentralização pode ser positiva.
“Quando falamos da Agrovouga, falamos com saudades da feira que conhecemos há uns anos e não da feira em declínio nestes últimos anos. Aveiro tem condições particulares para acolher o certame mas não devemos centralizar as coisas. Os municípios da CIRA devem ter o seu próprio certame para potenciarem os criadores e aproveitar a presença de outros criadores”.
A I Feira Agrícola da Murtosa está instalada no parque da Saldida. Iniciativa da Câmara da Murtosa em parceria com a Associação de Criadores de Raça Marinhoa e com a Associação de Criadores de Raça Holstein da Região Centro.
Haverá concursos regionais de animais bovinos de raças Holstein-Frísia e Marinhoa. Hoje há concurso de raça marinhoa, realizando-se amanhã, sábado, o concurso de animais jovens de raça Holstein -Frísia. No domingo, dia 27, será a vez dos animais adultos de raça Holstein-Frísia se apresentarem a concurso. O recinto da feira terá ainda patente uma exposição de maquinaria agrícola, equipamentos e serviços de agricultura, artigos comerciais, artesanato, bem como a representação de associações e cooperativas agrícolas. |