O Coral Polifónico de Aveiro vai juntar o cancioneiro tradicional da Madeira e de Aveiro no espetáculo “Cantares Doces” agendado para esta noite no Centro Cultural e de Congressos na celebração dos 32 anos de vida.
O coral de Câmara de Lobos vai estar em Aveiro num concerto de lotação esgotada que aprofunda as relações seculares entre Aveiro e a Ilha da Madeira.
Encontro que irá incluir uma conferência sobre a relação entre ovos moles, cerâmica, sal e os apelidos Aveiro que se encontram na Madeira.
O açúcar da Madeira chegou a Aveiro com a princesa Joana e com os direitos a parte da produção açucareira da Ilha. Junto com os ovos que serviam para os lavradores pagarem rendas às casas conventuais, a inspiração levou as freiras a receitar o famoso doce e algumas das músicas populares a apresentar revisitam esses ambientes rurais e monásticos.
Miguel Souto, presidente da direção do Coral Polifónico de Aveiro, adianta que é uma oportunidade para aprofundar esses laços culturais. “É uma forma de transpor para a música a narrativa dos ovos moles e as relações com a Madeira”. |