O PS afirma-se contra o encerramento de escolas de 1º ciclo em Estarreja e quer que a Câmara revele o teor das comunicações com o Ministério da Educação. Os deputados municipais do Partido Socialista manifestaram a sua discordância pelo encerramento das 3 escolas do concelho.
“Sabendo-se que há câmaras que estão já a desenvolver mecanismos jurídicos e ações de protesto no sentido de evitar os encerramentos, os Vereadores e o Grupo Municipal do Partido Socialista pretendem saber “quantas destas escolas de Estarreja, cujo fecho se anuncia, têm menos de 21 alunos”, qual a posição do Presidente da Câmara sobre estes 3 encerramentos anunciados” e “que contactos houve até agora com o governo no sentido de se evitar estes fechos”.
No caso do número de alunos sabe-se que nenhuma tem menos de 21 alunos. A autarquia já assumiu que não concorda com a decisão e diz que não consegue assumir os custos do transporte de alunos com as deslocalizações.
O PS alerta ainda para os efeitos negativos do atraso no processo de revisão da Carta Educativa porque seria, segundo o PS, “uma excelente oportunidade para consagrar definitivamente a permanência das Escolas da Terra do Monte, de Stº Amaro e da Póvoa”. |