|
NOTÍCIAS | | | 01-04-2003
| Luís Represas na EPVL
| Mealhada |
| Mealhada
Luís Represas no ciclo de palestras EPVL
Luís Portugal vai estar no próximo dia 31 de Maio (sexta-feira), pelas 15h30m, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL), na Mealhada. Um evento, aberto ao público em geral, que será moderado pelo cantor Luis Portugal (ex-vocalista do grupo Já Fumega).Luís Represas irá abordar, na referida palestra da EPVL, o actual momento da música nacional e o «segredo» para o sucesso de um músico português.
Luís Portugal, pelo seu currículo musical, mais do que o papel de moderador, irá ter uma intervenção muito forte na palestra.
Biografia
Nasce em Lisboa a 24 de Novembro de 1956 – aos 13 anos compra a sua primeira guitarra.
Em Agosto de 1976 funda, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa , o grupo TROVANTE, que se viria a revelar um dos mais importantes da história da Música Popular Portuguesa.
Como vocalista dos Trovante, grava 8 LP´s de originais, um álbum duplo « Ao Vivo«, tendo também sido editado um «Best Of«.
Ao longo de 16 anos de carreira dos TROVANTE, participa em inúmeros festivais internacionais, onde contacta com muitos dos nomes mais importantes da Música Popular actual.
Em Portugal e sempre com os TROVANTE, colabora com José Afonso, Fausto, Sérgio Godinho, Adriano Correia de Oliveira e outros grandes nomes que fizeram a nova Música Portuguesa.
Nos últimos meses de 1992, com os TROVANTE já separados, começa a trabalhar no seu primeiro álbum a solo, que termina de compor em Março de 1993.
A fim de ganhar novos espaços e viver novas experiências musicais, Luís Represas viaja para Cuba (País que visita desde há vários anos ) , levando consigo um único músico português: o baixista Nani Teixeira.
Em Havana, esperam-no o grupo de Pablo Milanés (um dos nomes mais importantes da actual Música Popular) e o pianista Miguel Nuñez , responsável pelos arranjos das novas canções de Luís Represas.
As gravações decorrem entre os dias 8 e 24 de Agosto e incluem as participações vocais do grupo Gema 4 e do próprio Pablo Milanés, que se junta a Luís Represas num dueto inesquecível “Feiticeira”.
Assim, nasce «REPRESAS«, que além de cantado na sua língua natal, é totalmente gravado em castelhano , a fim de levar mais longe e a mais gente as suas canções.
Depois de se apresentar ao vivo em todo o País, consagra-se na mais popular sala de Lisboa , o Coliseu dos Recreios , em duas noites completamente lotadas.
Em 1995 inicia a composição do disco «CUMPLICIDADES«.
Gravado em Lisboa no final de 1995 e princípio de 1996, o segundo CD de Luís Represas conta com a colaboração de Bernardo Sassetti, um dos mais prestigiados pianistas de jazz Português, com reconhecida carreira internacional.
Além de Sassetti, Luís Represas convida para participar em «CUMPLICIDADES« o grande mestre da Uilleann Pipes e Low Whistles : o irlandês Davy Spillane.
Depois de uma tournée bem sucedida, aceita o desafio de se apresentar no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, por quatro noites consecutivas ( que contaram com a participação muito especial de Davy Spillane ) , memoráveis e imortalizadas num programa de televisão e um CD duplo, «AO VIVO NO CCB«, que atingiu dupla platina.
Em 1998, é editado o CD «A HORA DO LOBO«.
Neste trabalho dá-se o reencontro de Luís Represas com Miguel Nuñez, do qual resulta um álbum cheio de melodias intensas e fascinantes.
« A HORA DO LOBO«, canção que dá título ao disco, conta com a participação de Pedro Guerra, músico espanhol extremamente popular no País vizinho.
Mais uma vez, agora como rosto da campanha publicitária do BANCO UNIVERSO, em 1998, Luís Represas comemora o êxito de mais um trabalho com três espectáculos: um no Coliseu do Porto e dois no Coliseu de Lisboa.
A 12 de Maio de 1999, a convite da Presidência da República, na pessoa do Sr. Presidente Dr. Jorge Sampaio, Luís Represas regressa ao passado num memorável espectáculo, realizado no Pavilhão Atlântico, com os TROVANTE.
Este re-encontro tão emocionante deu origem a um CD duplo, ao vivo, intitulado “UMA NOITE SÓ”, que atingiu o galardão de dupla platina.
No mesmo ano Luís Represas é convidado para ser a Voz , na versão portuguesa dos temas originais de Phill Collins , na banda sonora do filme de banda desenhada «TARZAN«.
Com «O LADO BOM DA SAUDADE« , tema com letra de João Monge e arranjos de José Calvário, Luís Represas desloca-se pela segunda vez no mesmo ano a Macau , desta feita para participar na Cerimónia de Transferência de Soberania de Macau ( onde curiosamente ocorre o primeiro encontro do cantor com Xanana Gusmão ).
Na sequência da sua luta pela causa Timorense, Luís Represas é convidado pelo Presidente da República Dr. Jorge Sampaio, a deslocar-se a Timor , em visita oficial, levando na bagagem o tema que é o hino à independência e paz do território, “TIMOR”.
Na entrada do ano 2000, Luís Represas é responsável pela composição da banda sonora original da série televisiva «A RAIA DOS MEDOS« e grava , em Espanha , o seu mais recente disco de originais – CÓDIGO VERDE – editado pela Universal.
José A. Romero assina a produção , os arranjos e direcção musical deste trabalho , que conta com a participação do amigo brasileiro Martinho da Vila ( cujo último disco conta também com a colaboração de Luís Represas ) .
(23 Mai / 9:05)
DISCOGRAFIA
TROVANTE
CHÃO NOSSO SASSETTI 1977
EM NOME DA VIDA MUNDO NOVO 1979
BAILE NO BOSQUE EMI 1981
CAIS DAS COLINAS EMI 1982
TROVANTE 84 EMI 1984
SEPES EMI 1986
TERRA FIRME EMI 1988
AO VIVO NO CAMPO PEQUENO EMI 1989
(DUPLO)
UM DESTES DIAS EMI 1990
SAUDADES DO FUTURO (DUPLO) EMI 1992
LUÍS REPRESAS
REPRESAS EMI 1993
CUMPLICIDADES EMI 1996
AO VIVO NO CCB EMI 1996
A HORA DO LOBO BMG 1998
CÓDIGO VERDE UNIVERSAL 2000
|
| |
|
|
|
|
|
|
|
|