A Capitania do Porto de Aveiro iniciou, esta quarta-feira, o projeto “Sea Watch” com o patrulhamento das praias compreendidas entre o esporão da Maceda e o esporão a sul da praia de Mira, com viaturas Volkswagen Amarok. Ação que se estenderá até 15 de setembro.
À semelhança do ano transato, para a época balnear de 2014 a Capitania do Porto de Aveiro foi dotada com duas viaturas adaptadas às necessidades do serviço de salvamento, nas quais foram acrescentados suportes para equipamentos de emergência como as pranchas de salvamento e macas, além das luzes de emergência e dotadas com dispositivos de comunicação móveis fornecidos pela Fundação Vodafone, uma parceira do Instituto de Socorros a Náufragos.
Os veículos serão conduzidos por operacionais pertencentes ao Corpo de Fuzileiros da Marinha que receberam formação específica de nadador-salvador, assim como formação detalhada sobre as características das viaturas e da sua missão no projeto “Sea Watch”. Repete-se a parceria entre o Instituto de Socorros a Náufragos e a SIVA Portugal concessionária VW.
As viaturas Volkswagen Amarok para além dos operacionais do Corpo de Fuzileiros, contam com a presença de nadadores-salvadores da Associação de Nadadores Salvadores Praia da Torreira “Partir nas Ondas”, contratualizados pelas Câmaras Municipais de Ovar, Murtosa, Aveiro, Ílhavo, Vagos e Mira, cuja contribuição permitiu viabilizar o projeto “Sea Watch” nas praias daqueles concelhos.
A capitania diz que o sistema tem funcionado e espera que seja possível manter as praias sem acidentes com vítimas mortais. |