A reunião entre o Ministério da Saúde, Ordem dos Médicos (OM), Sindicato Independente dos Médicos (SIM) e Federação Nacional dos Médicos (FNM) teve leituras diferentes, inclusive quanto à portaria que prevê a desclassificação do Centro Hospitalar do Baixo Vouga, assim como há divergências na classe quanto à convocação de uma greve, enquanto as organizações daqueles profissionais aguardam pela acta da reunião com o ministro Paulo Macedo. A acta será disponibilizada pelo ministério, enquanto a Federação Nacional do Médicos já convocou uma greve para os dias 8 e 9 do próximo mês de Julho, à qual o SIM não adere.
Segundo comunicado do SIM, o Ministério da Saúde demonstrou na reunião uma “aparente receptividade e uma resposta genericamente pela positiva” relativamente à suspensão da portaria 82/2014 (Reorganização Hospitalar) e sua reformulação com a participação da OM e sindicatos”.
A OM diz de outra forma: “A Ordem aguarda agora que, conforme acordado, o Ministério da Saúde envie às organizações médicas, na próxima segunda-feira, a acta da reunião, para poder aferir com toda a objectividade a forma como as palavras e as frequentes afirmações genéricas de boa intenção, já observadas em anteriores reuniões, são passadas a um documento com afirmações escritas e compromissos objectivos, concretos e datados. A procissão ainda não saiu do adro”, escreve em comunicado.
|