As Festas de Santo António, em Estarreja, prometem uma semana de intensa atividade com celebração da Festa da Cidade e do Município. A exposição “Reencontro” do escultor Paulo, o encontro de Bandas Filarmónicas do Concelho e o mercado antigo, com o desfile etnográfico e o Festival de Folclore, marcam o arranque das Festas de Santo António na Praça Francisco Barbosa.
Honrando o padroeiro Santo António, as Festas são igualmente um espaço de devoção à arte. Na Casa Municipal da Cultura, a exposição “Reencontro” reúne escultura de Paulo Neves e pintura de Joakin Pereyra.
A abertura decorrerá na sexta-feira, dia 6, às 21h30. Nascido em Cucujães, Paulo Neves é um dos nomes mais conhecidos da escultura portuguesa contemporânea. Das suas mãos saíram centenas de obras que se encontram de norte a sul do país e também no estrangeiro. O estarrejense Joakin Pereyra está representado em Espanha, Itália, França, Holanda, Japão, Austrália e Brasil. Meia hora depois, às 22h00, o concerto de David Antunes e Vanessa Silva chama os estarrejenses e forasteiros à Praça Francisco Barbosa.
Sábado, 7 de junho, a noite é de celebração da música produzida em Estarreja com a atuação das três Bandas Filarmónicas do concelho, reunindo em palco cerca de 2 centenas de músicos, a partir das 21h30.
No domingo, dia 8, durante todo o dia, a cidade vive um dos momentos altos dos festejos. O Mercado Antigo relembra o quotidiano dos anos 20 a 40 do século XX, com espaços de venda, produtos e trajes adequados à época e a participação de coletividades e comunidade.
O Feriado Municipal está marcado para sexta-feira (13) com sessão solene às 15h00 e Cerimónia Religiosa às 17h. À noite haverá concerto com Ala dos Namorados. |