Eduardo Feio quer saber quais os planos da Câmara de Aveiro para a praia de São Jacinto atendendo à preparação da época balnear. O vereador do PS questiona o executivo sobre o funcionamento do apoio de praia e sobre todas as condições que garantem a manutenção da bandeira azul.
“Gostávamos de saber como se está a preparar o ano balnear, por exemplo, com o apoio de praia que tem vivido diversas vicissitudes. A informação que fui recolhendo é que não haveria ninguém. A outra questão é dos nadadores salvadores e, também, qual a data para o hastear da bandeira. Digo isto como algum interesse pessoal porque há muitos anos iniciei o processo de construção dos balneários. Nunca fui ao hastear da bandeira e tinha interesse em ir”.
Ribau Esteves esclarece que o apoio de praia é um problema complexo devido a um contrato de concessão que não estará a cumprir os termos exigidos pela Agência Portuguesa do Ambiente. Ainda assim, admite que tudo estará preparado para a época balnear.
Ria Encarnação, vereadora eleita pelo movimento de cidadãos “Juntos por Aveiro”, defende a criação de uma estratégia para o turismo e quer saber quais os planos para o futuro do Aveiro Welcome Center que, segundo algumas vozes, poderá estar em risco.
“Perceber qual é o conceito. Como vamos receber quem nos visita? Fiz pesquisas e não encontrei nada sobre a estratégia para os trabalhos na área do turismo. Não há plano de ações. Só ouvi falar da regata de moliceiros. De que forma vamos promover, captar e aumentar os tempos de visita de quem chega a Aveiro. É uma questão que ultrapassa a zona de praia e diz respeito à cidade”.
Ribau Esteves esclarece que a época de Verão conta com a ação concertada de projetos com a Turismo do Centro e defende a reformulação do conceito do Aveiro Welcome Center por considerar que está em concorrência com o posto da Turismo do Centro.
“Não temos decisões tomadas sobre o WC mas temos perspetivas sobre as coisas. Não faz sentido ter dois postos de turismo um à frente do outro com um canal no meio e com grande vantagem para o da outra entidade. O posto da TCP é, de longe, o mais visitado da Região Centro e o nosso ao pé do outro é uma coisa inacreditável. A perspetiva de base é podermos somar”, revelou o autarca deixando antever uma coexistência dos dois serviços no mesmo espaço. |