Seniores Albergarienses participam em estudo da Universidade do Porto para verificar o impacto do Programa Nacional de Marcha e Corrida nas perceções ambientais, aptidão física e fatores de risco cardiovasculares em participantes idosos.
Este estudo está a ser realizado no âmbito de uma tese de doutoramento da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e tem como objetivo avaliar os efeitos da participação no Programa Nacional de Marcha e Corrida na aptidão física, na composição corporal, na atividade física habitual, na tensão arterial, na frequência cardíaca e no perfil lipídico da pessoa idosa.
Durante um período de tempo estipulado, os alunos Albergarienses estão a ser alvo de avaliações de aptidão física em contexto de treino, estando também a responder a questionários relacionados com a perceção ambiental, as atividades da vida diária e a caracterização do nível de atividade física.
Os alunos encontram-se a utilizar um acelerómetro, que é um instrumento que avalia a atividade física habitual em termos de intensidade, frequência e duração. |