quarta-feira, 27 de Novembro de 2024  21:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Esparguete de Lulas

Esparguete de Lulas

Cortar as lulas em tiras finas cozer o esparguete al dente, escorre-lo e mantê-lo quente aquecer 2 colheres de sopa de ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
02-06-2014

Aveiro: Rota Arte Nova certificada como Rota Cultural Europeia.


A Rota Cultural da “Réseau Art Noveau” foi certificada pelo Conselho da Europa, em abril, como Rota Cultural Europeia. A cidade de ...

A Rota Cultural da “Réseau Art Noveau” foi certificada pelo Conselho da Europa, em abril, como Rota Cultural Europeia. A cidade de Aveiro é membro da “Réseau Art Nouveau” e da Rota Cultural desde maio de 2008, associando-se a outras cidades com património Arte Nova, entre elas, Bruxelas (Bélgica), Barcelona (Espanha), Helsínquia (Finlândia), Nancy (França), Riga (Letónia), Viena (Áustria), Budapeste (Hungria), Glasgow (Escócia), Darmstadt (Alemanha). Com esta designação passam a ser 29 as Rotas Culturais certificadas pelo Conselho da Europa.

A distinção reconhece o trabalho da rede que inclui 22 instituições, 3 regiões e 18 cidades, e que desde 1999 tem definido políticas e realizado atividades que visam a promoção conjunta da herança Arte Nova.

A rede fomenta os intercâmbios multilaterais à escala internacional e os encontros de trabalho para partilhar experiências e práticas em temas como os da inventariação de edifícios, as políticas de preservação dos imóveis e a candidatura comum aos programas de apoio financeiro da União Europeia.

A publicação de um manual de boas práticas, o guia para a promoção e difusão do espólio Arte Nova, a edição de livros e a divulgação na Internet são algumas das atividades que se têm desenvolvido no âmbito da Rota Cultural.

A corrente estética Art Nouveau data do final do século XIX, com o florescimento da burguesia industrial, e privilegia a representação do movimento, utilizando elementos naturais para ornamentação. A região de Aveiro é considerada a capital portuguesa da Arte Nova, cidade em que diversos edifícios deste estilo, como a Casa Major Pessoa – Museu Arte Nova e o Museu da Cidade, constituem exemplares arquitetónicos emblemáticos.

Dois jovens aveirenses vão representar o Município de Aveiro numa exposição europeia itinerante. As propostas de Sérgio Marques e André Vieira foram selecionadas para representar Aveiro nos projetos artísticos do CreArt, onde terão a oportunidade de expor os seus trabalhos de arte contemporânea.

As criações de Sérgio Marques, 33 anos, foram escolhidas pelo júri internacional para participar na Exposição Europeia Itinerante, que tem a curadoria do português Miguel Amado. O autor apresenta dois projetos na área da Arte Digital: “Presença”; e a instalação web “Momentum”.

Sérgio Marques é licenciado pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e venceu o Concurso Nacional de Pintura “V. N. Famalicão: 800 Anos de História, 1205 – 2005”. A exposição tem como itinerário as cidades europeias de Zagreb (Croácia), Miercurea-Ciuc (Harghita, Roménia) e Vilnius (Lituânia), estando as datas ainda por definir pela organização.

André Vieira, 22 anos, licenciado em Artes Visuais (Fotografia) pela Escola Superior Artística do Porto (ESAP), foi o candidato selecionado por Aveiro para a Residência Artística que vai decorrer na cidade holandesa de Delft, de 15 de junho a 15 de agosto.

Nesta edição os artistas participantes criarão uma obra de arte específica relacionada com o CarArt festival. O evento consiste num festival multidisciplinar em que os carros e parte dos carros são, de forma literal ou abstrata, a fonte de inspiração.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®