Ovar recebe amanhã a conferência “Orla Costeira - Um Activo Nacional”, com que os municípios balneares do distrito de Aveiro querem sensibilizar o Governo para a necessidade de uma “discriminação positiva” desses territórios.
Organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, o evento surge por proposta da Câmara Municipal de Ovar, cujo presidente revelou que é “altura de repensar o futuro e tentar adotar novas soluções” que atenuem a erosão costeira e previnam os prejuízos causados pelo avanço do mar.
“O nosso primeiro objectivo é sensibilizar o Governo para o facto de que há zonas da orla costeira que necessitam obrigatoriamente de uma discriminação positiva, isso porque o que está em causa são pessoas, bens e a sua protecção”, explica Salvador Malheiro.
“A conferência realiza-se propositadamente em Ovar para mostrar aos nossos governantes que, morando aqui mais de 5.000 pessoas na primeira frente de mar, é impensável proceder-se à sua deslocalização, já para não falar dos enormes prejuízos que isso teria em termos da economia local”, realça o autarca.
|