A Universidade de Aveiro (UA) é a primeira Universidade pública portuguesa a lançar para os seus estudantes, docentes e serviços académicos uma aplicação móvel – a UAmobile - que vai permitir ligar a comunidade académica a todos os serviços da universidade.
Trata-se de uma plataforma integradora de serviços da Universidade que utiliza as mais recentes tecnologias de informação, permitindo a gestão e consulta dos seus conteúdos em tempo real através de terminais de comunicação móvel – inicialmente disponível para smartphones e tablets com sistema operativo IOS (Apple), Android e brevemente Windows phone.
A partir de agora, através de um simples smartphone, os alunos podem consultar conteúdos variados e relevantes para a sua vida académica, desde o acesso aos dados sobre inscrições, horários, programas das disciplinas, processo de avaliação, classificações, até informações sobre os livros disponíveis na biblioteca, a lotação dos parques de estacionamento, ementa do dia, seminários, conferências e todas as iniciativas a decorrer no campus.
“A UAmobile é uma aplicação móvel da UA, gratuita e já disponível nas lojas Apple e Androide, destinada a docentes e a estudantes. Com esta aplicação, pretende-se, na vertente do processo ensino-aprendizagem, agilizar a interação entre os membros da comunidade académica”, aponta Osvaldo Rocha Pacheco, Pró-reitor da academia de Aveiro.
Com esta aplicação, aponta o responsável, “os estudantes podem consultar o seu horário, o histórico de notas, o lançamento de pautas, as referências multibanco das propinas, o estado de requerimentos efetuados, as últimas notícias, a ementa das cantinas, o número de lugares vagos nos parques de estacionamento, etc”. Os estudantes “podem ainda pesquisar a localização de salas nos Campus e aceder aos respetivos conteúdos do Moodle”.
Por outro lado, Osvaldo Rocha Pacheco lembra que os docentes, através do UAmobile, “podem aceder no Moodle às suas unidades curriculares, verificar o estado das pautas da sua responsabilidade, aceder às últimas notícias, pesquisar a localização de salas, verificar a ocupação dos parques de estacionamentos, entre outras funcionalidades”.
Esta plataforma de comunicação surge no âmbito do projecto UNI>COM, uma parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universia com o apoio da Portugal Telecom.
De acordo com Bernardo Sá Nogueira, diretor geral do Universia Portugal, “esta aplicação permite partilhar, em tempo real, as diferentes experiências que o campus proporciona, mantendo os estudantes sempre informados sobre as iniciativas da Universidade, o que irá proporcionar uma maior participação e interação dos alunos na vida académica”.
texto: UA |