A Feira da Saúde de Ílhavo no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré voltou a reunir técnicos, empresas e utentes na 8ª edição da Feira. Mais uma vez em foco o incentivo à adoção de hábitos e estilos de vida mais saudáveis, permitindo o contacto direto com diferentes entidades profissionais do ramo da saúde, em diversas especialidades, numa relação informal e descontraída.
Os exames gratuitos mobilizaram a população para fazer um ponto de situação ou simplesmente para relaxar. Foi o caso de António Peixoto que passou uma cadeira de massagem rápida. “Uma massagem para aliviar a tensão. Depois senti-me bem melhor, mais relaxado. A partir de certa idade todos devemos preocupar-nos. Não tenho tido esse cuidado mas vou começar e por isso hoje vim aqui”.
Rastreios de visão e audição, osteoporose, colesterol, glicémia, tensão arterial, entre outras, fizeram parte dos serviços da feira. O CASCI esteve presente pela primeira vez com uma equipa que pretende divulgar serviços de bem-estar para os utentes e funcionários das valências da instituição. Anabela Bio, do CASCI, realça o papel da instituição na procura dessas soluções de bem estar.
“Formas de relaxamento para melhorar o bem-estar e reduzir a parte farmacológica para atuar, por exemplo, com pessoas que sofrem de alzheimer. Não só cuidados básicos mas outros serviços que não são normais num lar. Fazemos formação interna e implementámos a ginástica laboral para funcionários e a academia “be happy”. Para quem trabalha é importante porque é um trabalho duro física e psicologicamente. Também, temos que nos preocupar com os trabalhadores”.
O presidente da Câmara de Ílhavo passou pela Feira. Fernando Caçoilo assume que tem cuidados regulares com a saúde. “Sou um rapaz que joga à bola. Com esta idade já dá uma ideia dos cuidados com a saúde. Faço análise duas vezes por ano e tento ter cuidados. A Feira é um bom exemplo para alertar os cidadãos para a sua saúde. É bom para a pessoa e bom porque é qualidade de vida que está em causa. Com saúde, financeiramente teremos vantagens. É um ´negócio` em que os cidadãos ganham”. |