O Colégio de Albergaria venceu o Pólo de Viseu das Escolíadas e apurou-se para a Finalíssima da 25ª edição das Escolíadas Glicínias Plaza, no próximo sábado 24 de maio, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz. Participam o Colégio de Albergaria e as escolas secundárias Avelar Brotero e a Secundária da Esgueira.
Com o tema “A luz e as trevas”, representando o universo como um todo, Albergaria apresentou “teorias e ideologias das várias civilizações ao longo do tempo”, conseguindo obter a melhor pontuação em todas as provas da final: teatro, música/dança, pintura e claques. No total, a escola vencedora conseguiu 309 pontos, contra os 290 da Escola Profissional de Carvalhais e os 289 pontos da Escola profissional de Torredeita.
“Numa noite maravilhosa e um ambiente deslumbrante”, segundo o júri do Pólo de Viseu, composto por elementos da DegesTE (Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares), da DRC (Direção Regional de Cultura), do IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude), Lugar Presente e AFTA (Associação do Fomento do Teatro Amador), estiveram presentes no Multiusos de Viseu, Almeida Henriques, presidente da autarquia local e Guilherme Almeida, vereador do Desporto e Juventude.
O presidente da Câmara Municipal de Viseu não só pretende que as Escolíadas Glicínias Plaza continuem na cidade de Viriato, como também lançou um desafio à organização do evento para que considere a cidade para futuras finalíssimas.
“Viseu acolheu com muito gosto esta iniciativa e queremos candidatar-nos a que a prova nacional seja aqui nos próximos anos, prometendo dinamizar o projeto nas várias escolas ao longo do ano”, instigou o presidente. |