Voluntários de Albergaria vão andar “porta-a-porta" a esclarecer a população sobre incêndios florestais. O concelho que tem uma mancha florestal com cerca de 71% do território lembra que “os incêndios são uma ameaça constante nos meses mais quentes do ano”.
Autarquia, Associação Florestal do Baixo Vouga e Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha estão a desenvolver o projeto “Viva a Floresta”.
No âmbito desta iniciativa, cerca de 100 participantes – escuteiros e voluntários inscritos no Banco Local de Voluntariado - vão percorrer as ruas das várias freguesias do Município, esclarecendo a população sobre a necessidade de todos cumprirem o seu papel na defesa de um dos bens mais preciosos do concelho.
O Gabinete Técnico Florestal da autarquia vai dinamizar várias ações de formação nos Agrupamentos de Escuteiros de Albergaria-a-Velha, Angeja, Branca e Valmaior, bem como uma sessão específica para os voluntários do BLV, de forma a preparar a abordagem à população.
Em junho, antes do início do denominado período crítico de incêndios, que vai de 1 de julho a 30 de setembro, os escuteiros e voluntários irão para o terreno esclarecer os munícipes sobre medidas preventivas e obrigatórias para a prevenção de fogos florestais, formas de proteger a habitação e ações a tomar em caso de incêndio. |