A pouco mais de um mês da abertura da época balnear, a praia da Barra, em Ílhavo, é a que merece maior atenção, devido às medidas para acautelar a segurança das pessoas e à falta de vários apoios de praia, que o mau tempo do Inverno destruiu e que garantiam a contratação de nadadores-salvadores durante a época balnear.
Está em causa o pagamento dos salários aos nadadaores-salvadores durante cerca de três meses, e por isso, será aberto, em breve, a abertura de um período de negociações entre a Câmara de Ílhavo, Capitania do Porto de Aveiro e associação de nadadores-salvadores.
O objectivo é conseguir a cobertura de medidas de segurança permanentes durante os próximos meses numa zona da Barra muito frequentada, a Sul do molhe Sul, fortemente atingida pela agitação marítima que destruiu equipamentos. Este ano, há menos apoios de praia por causa do mau tempo – inviabilizou, pelo menos, dois apoios de praia, o “Offshore” e a “Casa Dumar”, enquanto o “Salina Club” foi destruído por um incêndio. Na Costa Nova foi perdido o “Quebra Mar Beach Club”, ainda que esta praia tenha sido menos afectada que a Barra.
Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo, admite que o “Offshore” possa vir a ser substituído por outro, a construir num local menos exposto às investidas do mar.
|