O IPAM Aveiro recebe, esta sexta-feira e este sábado, 2 e 3 de maio, a conferência ICIEMC – International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour –, encontro que dá a conhecer os resultados do estudo que apura o comportamento dos consumidores de automóveis nos mercados português e brasileiro, através das conceções estabelecidas acerca dos veículos.
O inquérito foi desenvolvido por Rodrigo Coimbra, investigador da Universidade do Porto e da Universidade do Juíz de Fora, Brasil, em parceria com colegas portugueses e brasileiros.
Durante a apresentação – agendada para sábado de manhã –, será possível, ainda, esclarecer como as diferenças culturais podem impedir o sucesso de marcas que pretendem operar em diversos mercados e como essas devem proceder no sentido de standardizar ou personalizar serviços e produtos.
A ser apresentado na ICIEMC, o estudo foi desenvolvido através de um inquérito realizado a um total de 651 participantes – 346 portugueses e 305 brasileiros. Entre junho e julho de 2013, os autores recolheram dados de acordo com uma amostra de indivíduos (maiores de 18 anos) que pretendia comprar um automóvel novo ou usado no espaço máximo de um ano.
As conclusões têm em conta um vasto conjunto de critérios como preço, qualidade, serviço pós-venda, ambiente, reputação da marca, manutenção e influência dos media e de grupos sociais. |