A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios do Município de Albergaria-a-Velha aprovou o Plano Operacional Municipal para 2014, no decurso de uma reunião realizada no início da semana. Na apresentação do plano, que não era atualizado e aprovado desde 2010, foi evidenciado o “elevado grau de envolvimento dos agentes municipais no processo de atualização da informação relevante no âmbito da defesa da floresta contra incêndios”.
Referência que inclui a cartografia de apoio à decisão dos comandantes de operações de socorro e sua utilização em situação de combate, nomeadamente a rede viária florestal, a situação das faixas de gestão de combustível já executadas e a distribuição dos pontos de água e de maquinaria de apoio.
No documento são diferenciadas quatro tipologias de operações, a começar pela vigilância, o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a Guarda Nacional Republicana, através da sua equipa da proteção da natureza e do ambiente (SEPNA), das brigadas de proteção florestal e dos sapadores florestais da Associação Florestal do Baixo Vouga.
Estes participam ainda nas ações de primeira intervenção, juntamente com os Bombeiros Voluntários, sendo da total responsabilidade dos Bombeiros o combate aos incêndios, seguindo-se depois o rescaldo e a vigilância pós-incêndio. |